Operação das Polícias do Ceará e Paraíba prende mandante e executores do assassinato do Procurador de Aurora

Investigações apontam que o mandante, conhecido como “Muriçoca”, foi cliente da vítima quando menor de idade e teria agido por vingança após ser apreendido na Paraíba

Por Paulo Sergio de Carvalho 01/11/2025 - 09:44 hs
Foto: Reprodução/Repórter João Alencar
Operação das Polícias do Ceará e Paraíba prende mandante e executores do assassinato do Procurador de Aurora
Investigações apontam que o mandante, conhecido como “Muriçoca”, foi cliente da vítima quando menor

Uma operação integrada das Polícias Militar e Civil do Ceará e da Paraíba na madrugada deste sábado (01/11) resultou na prisão do envolvido no assassinato do advogado e procurador de Aurora-CE, José Nanda Beserra, morto em 29 de setembro de 2025.


A ação foi coordenada pelo delegado Glauber Ferreira, com apoio do Departamento de Polícia do Interior Sul, dirigido pelo Dr. Pedro Viana, contando ainda com a participação do Tenente-Coronel C LIMA Comandante do 13º Batalhão de Polícia Militar (BPM), sediado em Itaporanga/PB – Vale do Piancó,  com desdobramentos em cidades da Paraíba e de Pernambuco.


Delegado Glauber Ferreira - Pedro Viana - Ten Cel C Lima

Mandante do crime foi ex-cliente da vítima

Segundo o delegado Pedro Viana, as investigações apontaram que o mandante do crime é Cícero Luan Hermenegildo, conhecido como “Muriçoca”, preso na cidade de Serra Talhada (PE).


Dr. Pedro Viana - Departamento de Polícia Civil do Interior Sul - CE

De acordo com as apurações, Muriçoca havia sido cliente do advogado Nanda Beserra quando ainda era menor de idade, após ser apreendido em Cajazeiras (PB). O suspeito acreditava que seria liberado rapidamente, o que não aconteceu — fato que teria gerado um sentimento de vingança, culminando no crime.

“As apurações indicam que a motivação teve origem em um sentimento de revolta. O trabalho de inteligência e a integração entre as polícias foram fundamentais para o desfecho positivo da operação”, destacou o delegado Pedro Viana.

Motocicleta usada no crime ajudou a elucidar o caso

Durante as diligências, os investigadores identificaram a motocicleta utilizada na execução do crime, peça-chave para elucidar o assassinato.

Através de perícia forense, foram encontradas impressões digitais que levaram à confirmação da participação dos suspeitos. O executor foi preso em Salgueiro (PE), e outro envolvido em tráfico de drogas foi localizado em Serra Grande, no Vale do Piancó (PB).

Delegado Glauber Ferreira destaca integração entre forças policiais


Dr. Glauber Ferreira - Delegado

O delegado Glauber Ferreira, responsável pela operação, enfatizou a importância da cooperação entre as polícias dos dois estados.

“Essa integração foi determinante. O trabalho de inteligência e o esforço conjunto garantiram que o crime não ficasse impune. É uma resposta à altura da sociedade cearense e paraibana”, afirmou Glauber Ferreira.


Tenente-Coronel C LIMA Comandante do 13º Batalhão de Polícia Militar-PB

Crime gerou grande comoção em Aurora

O assassinato do advogado e procurador José Nanda Beserra causou grande repercussão no Cariri cearense, onde ele era reconhecido pela atuação jurídica e dedicação ao serviço público.

Os presos foram encaminhados às delegacias regionais e devem responder por homicídio qualificado e associação criminosa além de tráfico de drogas. As investigações continuam para apurar se há outros envolvidos na execução e planejamento do crime.


Reportagem João Alencar - O Olho da Notícia